quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Onde os homens usam saias

...mas pelo amor de Deus, não conta isso pra eles! Porque eles juram que aquele paninho xadrez ao redor da cintura não é uma saia, e sim um kilt. Não tem jeito. Nada vai me convencer que um tipo de roupa que não tem divisão entre as pernas não é uma saia. Alguém por favor diga a esse broto que ele ficaria bem melhor de calça!


Mas a tradição não está em questão neste post, o importante é que finalmente, no meu décimo segundo mês, eu visitei a Escócia! Vim pro Reino Unido com um objetivo claro: visitar todos os países da Grã-Bretanha e das Irlandas. E agora sim, mission accomplished! Eu temo que ninguém mais acredite em mim quando eu digo que amei isso e aquilo, que um lugar é maravilhoso e tal. Eu sei que eu tendo a ser bem otimista e entusiasmada com minhas andanças, e sei que nem todo mundo vê com a mesma paixão que eu. Mas gente, que lugar lindo!!! Juro que é!

Escócia é um dos países cujo interior eu gostaria muito de conhecer. As cidadezinhas, os castelos escondidos... deve ser tudo maravilhoso! Mas como o tempo e o dinheiro não estavam tanto ao meu favor, me limitei a ir às duas maiores cidades: Edimburgo, a capital, e Glasgow. Pra economizar o máximo possível e otimizar meu tempo, resolvi ir de ônibus. Saí na quinta à noite e cheguei na sexta de manhã. Na volta, saí sábado e cheguei domingo. Depois dessas 16 horas (8 por trecho) com o traseiro colado no assento, a única coisa que posso dizer é que meu bumbum (mãe, pode falar bumbum no blog?) nunca mais será o mesmo. Neste post vou contar sobre a visita a Edimburgo, e depois volto pra falar de Glasgow!

Bem, a viagem da ida foi meio conturbada. A saída atrasou em uns 45 minutos porque tinha passado uma tempestade tensa na Escócia. Um broto lindérrimo sentou do meu lado, mas o nariz entupido dele não me deixou dormir por horas! kkkkk... Juro que pensei em oferecer meu anti-alérgico, mas deixei o bom-senso falar mais alto. Além disso, o motorista fez o favor de ligar o ar condicionado. Quem, QUEM liga ar condicionado numa noite de temperatura praticamente negativa? Quase coloquei todas as roupas que estavam dentro da minha mochila e ainda assim tava tremendo de frio.

Chegamos em Edimburgo por volta das 8 da manhã. Olhei pela janela e pensei que tivesse alguma coisa errada com o relógio, porque o céu estava absolutamente escuro, como se fosse plena madrugada. Mas era isso mesmo... É que lá o sol não tem dado o ar de sua graça antes das 8, já que é inverno. Mas tudo bem, foi exatamente o tempo que eu precisava pra colocar mais mil camadas de roupa, pegar um mapinha de graça e traçar meu roteiro, enquanto tomava um café da manhã de duas libras no Subway. Quando saí do shoppingzinho que ficava do lado da estação, o dia já estava claro, e o céu... AZUL! Gente, que alegria.

Não precisei dar muitos passos pra me apaixonar. Edimburgo é famosa por preservar as estruturas medievais de ruas e prédios. Pronto, só essa informação já faz meu coração derreter! Sou louca pela era medieval, e além disso eu estava terminando de ler um livro cuja história se passa nessa época, e em cada rua eu imaginava os personagens de The Sanctuary Sparrow - que aliás eu acabei de ler, e amei!

Como só levei uma mochila e sabia que ia andar bastante, preferi não levar a câmera. Seria melhor tirar as fotos do celular mesmo. Mas além da animação de ver um lugar tão encantador, eu tava com tanto frio que tirar a luva pra bater uma foto seria correr o risco de perder dedos. Acabou que não fiquei com tantas imagens da cidade, mas aí estão algumas pra vocês!


OK. Percebi que eu gosto mais de sombras de prédios do que dos prédios em si :D
Haja foto contra a luz!

Eu confesso que não tinha pesquisado absolutamente nada sobre a geografia de Edimburgo, e não sabia que, além das construções lindas, a cidade é muito favorecida pela natureza. Percebi isso ao chegar em Calton Hill, um parque/mirante incrível que ainda por cima tem uma Acrópole! Sério, eu tava muito apaixonada, porque também sou louca por história e arquitetura da Grécia clássica. Mas você acha que parou por aí? Nãaaaaaooooo... de lá tem vista para o mar e para um conjunto de colinas encantadoramente lindo - e eu já falei da minha paixão por montanhas e afins? [Momento de reflexão: eu amo muitas coisas diferentes ao mesmo tempo e com a mesma intensidade. Como lidar?]. Mas vejam se vocês não concordam comigo quando eu digo que era tudo maravilhoso...


Quando desci de Calton Hill pra continuar andando pela cidade, fui chegando mais perto de Arthur's Seat, o pico das colinas, e percebi que era possível subir até lá. E quando a gente ama a gente nem sempre pensa direito, né? Esqueci do frio, da mochila nas costas e do fato de que eu praticamente não tinha dormido na noite anterior e passado oito horas em um ônibus e comecei a subir. E obviamente, lembrei de todas essas coisas de novo assim que a respiração começou a ficar ofegante e eu vi que era mais alto do que parecia. É verdade que a gorducha aqui precisou para umas trezentas e doze vezes até chegar lá em cima. Mas eu cheguei. E valeu a pena!


Desci contrariando o ditado de que quando é pra baixo "todo santo ajuda". Consegui praticamente me perder - o que é um feito admirável quando se trata de um monte, já que o único caminho é sempre pra baixo. Enfim... quando finalmente desci, andei até casa onde vovó Beth fica quando vai para a Escócia, vi o Parlamento e visitei um pequeno museu chamado The People's Story Museum (na verdade, eu precisava era encontrar um banheiro de graça, mas acabou sendo uma visita super legal!). E falando em people, aqui vai um comentário bem pertinente: os Escoceses são muito fofos e amigáveis! Eu já tinha ouvido falar sobre isso, mas os tiozinhos do museu e as pessoas que me atenderam nos lugares onde fui confirmaram o boato. Que gente legal!

Casa de vó é sempre um aconchego, né, gente?
A essa altura eu já estava verde-amarela-azul-e-branca de fome, e resolvi que comeria algo bem local. Passei pela entrada de vários pubs olhando os menus, e vi que praticamente todos eles tinham em comum um tal de Haggis, neeps and tatties. Não sabia o que era, mas certamente era Escocês. Entrei no lugar mais quentinho e vazio que encontrei, fiz meu pedido e me surpreendi ao encontrar com um negócio que parecia um pudim salgado. Por alguns segundos pensei que aquilo era só a entrada e depois viria mais. Engano!

Tudo o que eu sabia é que tinha um molho de uísque, purê e algum tipo de carne e que estava delicioso, mas para a tristeza da minha consciência, o Google acabou de me informar que, nessa receita, neeps and tatties são purês de batata e nabo. Até aí tudo bem. Mas ele também me disse que haggis é um moído de coração, fígado, estômado e pulmão de ovelha, conservados em uma mistura de cebola, aveia, sebo e temperos. Oscilei aqui por alguns segundos entre sentir nojo dessa gororoba e rir de mim mesma. Tem coisas que é melhor a gente não saber, né? Mas que diria que tinha praticamente uma ovelha processada num negócio tão bonitinho desses...?


Depois de andar mais pela cidade e ver mais coisas lindas, à noite fui conhecer o Christmas Market de Edimburgo. Quanta coisa linda! E ainda por cima começou a nevar! Genteeeeee *____* Deus me ama demais, porque mais um dia de Sol e neve na minha vida em menos de duas semanas é muita felicidade!
Logo era hora de pegar o ônibus pra Glasgow... mas essa é uma história pra depois! Edimburgo definitivamente entrou pra lista das minhas cidades preferidas. Gostaria muito de ter tido mais tempo lá, mas vi tudo que eu pude ver e andei tudo que eu pude andar do alto do monte até as ruazinhas escondidas. E a visita está mais que recomendada!

Então passo aqui depois pra contar sobre Glasgow :) Por hoje é só! Ah! Mais uma coisinha: hoje, 11/12, Londres passou o dia inteiro coberta de névoa. Foi lin-do! Quem quiser ver fotos, tem neste link aqui.

Um beijo e até a próxima!

6 comentários:

  1. Oi!
    Visitei "Edimbrah" mês passado e amei! Preciso voltar. Acho que subi e desci a Royal Mile umas 4 vezes, e estou com uma cara de acabada em todas as fotos subindo até Arthur's Seat hehehhe. Tiozinhos correndo de shorts e eu de vestido usando a bombinha de asma, ficando pra trás...
    Só fiquei triste que o mercadinho de natal ainda estava sendo montado, acho que ia abrir no dia seguinte, mas eu já ia embora :(
    P.s: Se você gosta de cidades medievais, recomento muito visitar York! Ruas preservadas e charmosíssimas <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca! Nossa, é lindão mesmo, né? E também andei demaaaaais a Royal Mile! hehehe
      O mercado é maravilhoso. Vale a pena voltar lá pra ver, viu?
      Pena que não deu tempo de visitar York. Ouvi falar muito bem de lá mesmo. Fica pra próxima.
      Beijão!

      Excluir
  2. Ameeei esta viagem! Tudo lindo, Xis.
    Mas vc, hein? Não teve dó nem piedade da ovelha! Coitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, não tenho nem como me defender :( eu comi uma ovelhaaaaaaa!

      Excluir
  3. Ana, fala pfvr de Glasgow. Muito curioso pra saber o que você achou da cidade.
    Tô indo pra lá em Junho :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabio! Que legal que você vai pra Glasgow!!! O post tá pronto, publico amanhã ;)

      Excluir