terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Personal statement - o agora ou nunca do CsF

Oi, todos!

Faz um tempinho que eu não posto especialmente pro pessoal do Ciência sem Fronteiras. Tá na hora, né? O post de hoje é atendendo a uma sugestão que o Mário, leitor do blog, me enviou. Além disso, a Priscila, minha grandissíssima amiga de infância (que em breve vai estar aqui pertinho!) também tem conversado comigo sobre o assunto ultimamente.

Bom, uma das etapas mais importantes pra quem está tentando o Ciência sem Fronteiras é a produção do Personal Statement. Basicamente, é uma carta às universidades em que você tem a oportunidade de dizer por que você é essa Coca-Cola toda e eles têm que te aceitar como aluno.

Aqui no Reino Unido não existe vestibular, e o PS é com certeza uma das etapas de maior peso na seleção de alunos para as universidades. Ainda agora fui ali na cozinha e vi um livro em cima da mesa, com o título Como entrar para uma faculdade de medicina - o guia completo pra escrever seu Personal Statement. Imaginem a importância do negócio. E não era um livro fininho não, tá? Tinha umas 200 páginas fácil fácil.

Então está entendido: o PS é a sua vitrine e o seu grande argumento dessa seleção. Lembre-se que as Universidades não vão ter acesso a suas notas do Brasil. Ainda que você seja um gênio da lâmpada na sua área de estudo, infelizmente ninguém vai saber a menos que você faça um PS porreta. Pense bem: depois da homologação do CNPq, TUDO o que conta é isso e as notas de proficiência. Sabe aquele carinha que passou raspando em todas as matérias, não fez os trabalhos, faltou metade do semestre mas é fera em inglês? Pois é, se o PS dele for melhor que o seu, fim. Eu sei, a vida é injusta.

Tem milhões de guias por aí sobre como escrever um bom PS, mas o que realmente me ajudou foi o guia da UCAS, disponível neste site. Mas pra não dizerem que eu to com preguiça, juntei aí algumas dicas que podem ser úteis:


Não minta
Ainda que seja tentador, é antiético e pode te colocar em risco caso eles peçam alguma comprovação disso. No caso de Indústria Criativa, por exemplo, dizer que você tem uma vasta experiência e apresentar um portfólio pobre é uma contradição.

Se ame na medida.
Procure ter certeza de que sua auto-estima está em níveis normais na hora de escrever o PS. É claro que você tem que se promover, mas cuidado pra não virar a Narcisa Tamborindeguy na tentativa de vender seu próprio peixe.

Seja humano... também na medida
Apesar do maior objetivo do PS ser mostrar suas capacidades acadêmicas e experiências e aspirações profissionais, também é válido incluir coisas que falem sobre suas preferências e projetos pessoais. Mas vamos com calma, nada de dizer que você quer uma casa no campo e se casar com o Hugh Jackman (ops, essa sou eu!).

Segure esses very
Intensificar um ou outro adjetivo é legal, mas cuidado pra não sair colocando very na frente de tudo quanto é coisa, ou seu PS vai ficar very shitty e very superficial. E se no final das contas o resultado não for bom, você vai ficar very sad por ter perdido essa oportunidade very good.

Revise incansavelmente
Um trilhão de vezes. E quando terminar, revise de novo. E depois, mais uma vez. Uma segunda opinião também é legal. Mostrei o meu PS pra mamãe, e ela me ajudou bastante a dar uma enxugada no texto, que originalmente estava bem maior do que o que eles pedem.

Conecte frases e parágrafos
Eu não deveria nem mencionar isso, porque é super básico pra qualquer produção de texto. Mas conselho nunca é demais. Cuidado pra não sair com algo do tipo: Ok. Vou falar um pouco de mim. Nasci aos 7 meses. Amo ciências. Sou vegetariano. Quero ir pro Reino Unido porque assisti todos os filmes do Harry Potter. (e pelo amor de Deus, se você quer vir pra cá por isso, fique por aí! kkkkk...)


Bom, agora que todos os fãs de HP estão querendo me matar, eu já vou me despedindo. Deixo com vocês o meu PS, lembrando que eles mantêm um banco de dados com os textos de alunos, e plágio é imperdoável por aqui. Na minha universidade, por exemplo, copiar algo de alguém em um artigo científico dá expulsão :) Mas é claro que vocês não vão copiar o meu! Que os de vocês sejam bem melhores \o/ Arregacem as mangas e boa sorte!

***

Choosing a career was not an easy decision until my early teen years. I had interests in many different areas. All my doubts vanished at once when I was 14 years old – that was when I entered a TV studio for the first time. Even though I had always appreciated television and cinema, I could never imagine I would fall in love with the cameras the way I did.

By that time I was a student of a technician Tourism course and High School. A deep interest for languages and traveling guided my choice, and during that time I could study Spanish and French, besides improving my English. In my very first year, some friends encouraged me to apply for an audition to host a television program of that school. One week later I found out I had been chosen, even though I had no prior experience at all.

Seven years have passed from that first time to now, and as I look back I can see how many wonderful opportunities I have had throughout these years. I have hosted 4 programs, participated in 3 television pilots and presented 2 documentaries. By working on TV I had the chance to develop several tasks: hostess, newscaster, producer, interviewer, reporter, script editor, video editor and camera operator. That has given me vast experience for both behind-the-scene tasks and front-camera activities. And as a undergraduate student of Social Communication, I have participated in many projects at the University.

Besides working and having an intense academic life, one thing I really enjoy doing is volunteer work. Every year, I travel abroad to work for an international non-profit organisation. I have been to Switzerland, Argentina and Kenya for volunteering, besides visiting France, Italy, Germany, Uruguay and South Africa. Being a volunteer has changed a lot my perspective of life. Now I feel more prepared to deal with people from different backgrounds. The many assorted areas in which I have worked as a volunteer made me learn more about myself and my skills. And since I always travel on my own, those experiences have helped me become more independent. I reckon that will certainly make the difference when I arrive in the UK as an exchange student.

The United Kingdom has been in my life in many different ways. I grew up watching Charlie Chaplin, always mesmerised by his brilliancy. At the University, I am constantly doing research on the UK's admirable Communication and Media system, home for the best TV and Radio stations in the world, and for their amazing Cinema industry that goes from Alfred Hitchcock's masterpieces to incredible Harry Potter. And in my most rewarding experience in drama, the UK was there too. I played Hermia in Shakespeare's acclaimed classic “A Midsummer Night's Dream”.

After so long admiring the UK over long distance, I finally had the chance to be there. Last summer, I was chosen by a major technology and communications multinational to work as a blogger for the London 2012 Olympic Games. My job was to develop web content for that company, along with other participants from all over the world. I really learned a lot!

Now it's time for me to start investing deeper in my future and pursuing the goal of woking with Cinema, linking my experience on TV with my interest for filmmaking. I know the United Kingdom is the best place to be as I seek my objectives, and I will definitely make the most of the opportunity of acquiring high-quality education that will help me play a significant role as a professional of the creative industry.

35 comentários:

  1. Quanto tempo antes do prazo você começou a pensar no seu PS? Tou concorrendo na chamada atual do CsF/UK, mas tá difícil começar a escrever :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já comecei... Acha força de vontade, é pra dia 01/03.

      Excluir
    2. Tony, eu comecei a fazer uma semana antes, mais ou menos :DDD Não fui tãaaao exemplar assim nesse quesito!

      Excluir
  2. Sempre muito útil como sempre! Me senti uns 5cm mais alta quando li seu grandissíssima aí em cima... Nem preciso dizer que te amo né? Obrigada pela toda a força e incentivo que você está me dando... ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priii, então pode se sentir bem mais alta mesmo. Você é MUITO especial. Vem logo, ta? Te amo.

      Excluir
  3. Adoreei saber disso aí! Não sabia que eles valorizavam tanto.
    Ótima ideia retomar os posts sobre o processo do CSF, ajuda nossa vida :D
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felipe! É sim, o PS é mega importante.
      Que bom que o post ajudou!
      Abração

      Excluir
  4. Alllllll right, I think I should have lower requirements for the universities I'll apply now '-'
    "I've read some Sherlock Holmes books and I like Mr. Bean a lot..."

    Just joking XD

    Parabéns pelo personal statement, muito bom mesmo. Tenho que terminar uma versão 1.0 para prosseguir para a fase cíclica de revisões.
    Acho que colocarei no PS algo sobre minhas aventuras desmontando TVs (e o que mais tivesse parafusos e circuitos) quando era criança. Entre outras nerdices mais. XD
    Parabéns também pelo blog, e muito obrigado por todas as informações. Achei-o pelo vídeo do youtube em minha rotina de buscas por SwB UK. Ainda não o li todo, mas estou prosseguindo por partes.
    Curso Engenharia da Computação na UFPA e estou tentando SwB UK pelo edital para setembro (o atual).
    Dúvidas:
    Pelo edital a comunicação da aprovação é até 17/04. Certeza de que o PS é para dia 01/03?(Priscila Vaz)
    E também na inscrição no UCAS acho que li somewhere que eles pedem o histórico traduzido, não?
    Muito, muito obrigado pelo blog \o/
    \o_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A previsão do UUK é dia 01/03 msm, a responsável pelo SwB a Sarah que informou isso. E não vai ser mais UCAS , vai ser outra plataforma especialmente para o SwB, mas pelo que parece serão solicitadas as mesmas coisas PS, histórico traduzido.Espero que tenha ajudado =)

      Excluir
    2. Oi, ikikameO! Também adoro o Mr. Bean! auhauhaua...
      Olha, quando eu fiz minha versão 1.0, ele ficou enorme. Daí cada dia eu ia revisando e enxugando um pouquinho, até que deu certo! Acho bacana essa ideia de falar das aventuras com circuitos desde pequeno. ótimo mesmo!
      Ah, e legal que você achou o blog pelo vídeo! Não deu muito certo eu colocar o link de direcionamento, mas enfim. Pelo menos você chegou \o
      Boa sorte no processo!
      E quanto às suas perguntas, acho que a Viviane já deu conta :)
      Abraços!

      Excluir
    3. Esquecendo de agradecer XD
      Muito obrigado! Às duas! \o/

      Já é hora de correr para conseguir histórico traduzido e meu resultado do TOEFL(Já fiz a mais de 2 meses e não chegou =/).

      E meu nome é Ivan, prazer =), Ivan Ikikame de Oliveira. Não costumo comentar ou seguir blogs (ficou o nick ikikameO mesmo XD), mas esse estou seguindo. _o/

      Excluir
  5. Ah, e Rowan Atkinson (Bean) é Engenheiro Eletricista formado em Oxford, Queens College. Sempre falo isso. XD

    ResponderExcluir
  6. Olá! Conheci seu blog pelo grupo do SWB UK no facebook. Parabéns, você escreve muito bem, eu não teria tanta desenvoltura pra escrever textos tão fluidos e de uma maneira que consegue prender a atenção de quem lê.
    Fiquei com uma dúvida no seu texto, porque pelo que entendi você disse que as universidades só avaliam pelo seu PS e exame de proficiência, porém tem várias universidades que pedem GPA mínimo (CR/IRA) então achava que eles também tinham acesso às nossas notas (já que o UUK pede o histórico traduzido).

    Abraços e obrigada por nos ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda! Que bom que você está gostando do blog. Poxa, e valeu mesmo pelos elogios aos textos :DDD Fico bem motivada em saber que eles têm sido claros e interessantes ^^
      Bom, é verdade. O UUK tem acesso ao nosso histórico, que naturalmente contém as notas. Mas o objetivo maior em enviar o histórico é na verdade mostrar quais matérias você já cursou, pra eles te alocarem melhor. O que eu quis dizer é que IRA/CR conta na seleção que o CNPq faz, e não na da universidade - aliás, eu nem sabia que algumas exigiam um índice mínimo :D
      Que bom que o blog está ajudando vocês!
      Um abraço e volte sempre :)

      Excluir
  7. Oi Ana!
    No seu PS voce nao colocou seu nome, a universidade de onde veio nem nada disso. Sei que isso tudo consta na nossa ficha e portanto é meio desnecessário, mas sei lá, fico sempre muito em duvida se nao devo fazer uma apresentação. Mas é tambem verdade que essa apresentação consome várias linhas das quais nao disponho! hahahaha.
    Como percebi, voce nao colocou no seu. Acha mesmo desnecessario? só preciso de uma opiniao para me tranquilizar. hahahaha. obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessi!
      Exatamente, eu acho desnecessário colocar nome e universidade de origem no PS. Penso que todas suas informações "formais" já estão na documentação que a gente envia, seria muito redundante se "reapresentar". Fora que, como você bem disse, isso acaba comendo algumas das nossas linhas. E no meu caso, que quando começo a escrever não paro mais, acabaria desperdiçando espaço de informação importante.
      Valeu por visitar o blog. Um abraço!

      Excluir
    2. Obrigada Ana! :)
      Seu blog é muito bom!
      Espero que você tenha mt sucesso aí no Reino Unido! ^^
      beijão!

      Excluir
  8. Muito bom seu post e o PS ficou bem legal =)

    ResponderExcluir
  9. Muito bom seu PS! Suas ideias fluíram muito bem! O meu nunca fica pronto. Eu vivo alterando o texto e nunca fico satisfeita. :(
    Seu blog é ótimo, parabéns! Espero que em setembro eu esteja em terras inglesas também!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana! Muito obrigada :) Que bom que você está gostando do blog també,!
      Boa sorte no essay e no processo, em setembro o UK é seu também ;)

      Excluir
  10. Apenas te adoro agora XD
    Estava muito nervosa com essa carta e seu post meio que me acalmou.
    Caso eu passe nessa primeira fase de inscrições (/o/) já tenho uma ideia de por onde começar a cartinha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooowww, Bianca! uhauah.. brigada! Que bom que o post ajudou! \o/
      Te desejo muito boa sorte no processo, vai dar tudo certo!
      Beijos

      Excluir
  11. Ana! Seu blog é maravilhoso, amooooooo <3
    Está ajudando muito! Queria tirar uma duvida:
    O PS tem que ter no max 4000 caracteres e no maximo 47 linhas ne ? mas qual o tamanho da letra e qual a letra ? :P porque a depender, varia mt o numero de linhas! obgd!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larinha! Poxa, brigada mesmo *___* que bom que você gosta do blog!
      Formatei o PS no Word com as configurações normais e margem e usei Times New Roman 12. Acabou dando certo quando eu passei pro formulário do site ;)
      beijos, boa sorte

      Excluir
  12. Oi Ana! Muito obrigado pela ajuda :D Como disseram aí em cima, estava nervoso com a produção do PS e você me acalmou! hahaha Por onde você está em UK? Desculpa se você já mencionou isso em algum post !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Poxa, que bom que o post te deu uma acalmada :) Eu to em Londres mesmo - a cidade mais incrível deste mundo! kkk..
      Boa sorte no processo. Um abraço!

      Excluir
  13. Olá Ana, o seu PS ficou maravilhoso, principalmente porque você tem um ótimo 'background'. Já compartilhou de diversas experiências de diversos tipos...E isso me fez pensar que eu não fiz tanta coisa assim, haha.
    Eu já fiz o meu e não tenho muita certeza se ficou bom! Mas seja o que Deus quiser!
    E mais uma vez, parabéns pela sua conquista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Filipe! Nossa, brigadão! Que bom que você gostou do PS ;)
      Ah, sempre dá tempo de correr atrás de mais experiências! Tenho certeza que ainda tem muita coisa pela frente pra você.
      Boa sorte e coloca confiança no negócio que dá certo!
      Um beijo

      Excluir
  14. Olá Ana!
    Parabéns pelo PS, ficou muito bom! Acredito que a vontade a clareza com que você mostrou sua vontade de ir pro UK sirva de inspiração para o meu.
    Fiquei somente com uma dúvida e que me interessou bastante: qual é essa organização que te permitiu viajar e ajudar tantas pessoas ao redor do mundo? Isso é fantástico!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Ah, que bom que você gostou do PS e que ele te ajudou a ter uma ideia de como fazer um ;)
      Olha, o nome dessa organização linda e maravilhosa é YWAM (Youth With a Mission). Em português, ela é conhecida como JOCUM (Jovens com uma Missão).
      Lá vão os sites:
      www.ywam.org
      www.jocum.org.br
      Abração!

      Excluir
  15. Olá, Ana!
    Seu PS está ótimo. Parabéns pelo blog, está me ajudando bastante.=)
    Terei dificuldades para fazer o meu. Moro em uma cidade do interior onde não há chances para voluntariado, nem tenho muitas experiências. Não faço idéia do que posso escrever para compensar isso. =/
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Olá Ana
    Queria saber sobre a Indústria Criativa, que você citou, o portfólio é para a mesma data que o PS?

    Grato (: e muito bom o blog

    ResponderExcluir
  17. Oi Ana! Parabéns pelo seu PS, ficou maravilhoso! Eu estou em fase de produção do meu e tenho uma dúvida... Existe algum número médio de linhas ou páginas ideais para o PS? Tipo, um mínimo ou máximo para que ele não fique muito curto ou muito extenso? Desde já obrigada!

    ResponderExcluir